Publicação de Artigo – Metodologias ágeis para a transformação digital no Brasil

12/06/2023 12:50

Em 2022 foi publicado o artigo intitulado Metodologias ágeis para a transformação digital no Brasil: uma análise do Scrum aplicado ao Setor Público na Revista da Faculdade de Direito da PUC-SP “Direitos Democráticos & Estado Moderno”.

O artigo é de autoria da Doutoranda Ariê Scherreier Ferneda e do Professor Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam.

O artigo buscou analisar o gerenciamento e execução de projetos por meio da metodologia ágil denominada scrum no processo de transformação digital no setor público. Referida metodologia foi escolhida, dentre as existentes, em razão de ser o framework mais utilizado de acordo com o 15th State of Agile Report.

O estudo de metodologias ágeis, alternativas aos modelos tradicionais de cascata, por exemplo, é de grande relevância em um contexto de constante transformação digital, que exige de seus atores maior agilidade, adaptação e uso eficiente de recursos. Nesse sentido, a questão de pesquisa que norteia o trabalho consiste na possibilidade, ou não, de aplicar a referida metodologia para o gerenciamento de projetos no setor público. Caso positivo, faz-se necessário identificar como ocorre essa aplicação e, diante de sua implementação, quais os benefícios verificáveis a partir de sua adoção.

Assim, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo, lastreado na revisão bibliográfica, para constatar que o scrum, se empregado adequadamente, representa uma ferramenta que incentiva a transformação digital, bem como promove a resolução de problemas/demandas de maneira mais assertiva.

Para tanto, a pesquisa ressalta a necessidade de um gerenciamento ágil de projetos no contexto da transformação digital, bem como esclarece o processo e identifica os atores envolvidos no scrum, aplicado no setor público, além de elucidar a temática por meio de casos de compras públicas cujos requisitos incluíam o emprego de metodologias ágeis.

Acesse o artigo na íntegra: https://revistas.pucsp.br/index.php/DDEM/article/view/58498